A AJUNCEB – Associação Juntos pela Cabesp e Banesprev cumprindo sua obrigação de cuidar dos interesses de seus associados, veementemente RECOMENDA:
- O Voto ” NÃO”
1 – Prestação de Contas exercício 2022.
- Voto ” NÃO”
Justificativa:
- Auditoria completa e Estudo Atuarial independentes em primeiro lugar, antes de voltarmos a considerar uma aprovação.
Alem disso, no Apêndice ao Relatório Anual 2022 está descrito que esse Relatório Anual é um ESPELHO, resumido e explicativo, da Prestação de Contas. Portanto, se Relatório Anual merece ser reprovado, por coerência, também é necessário reprovar a Prestação de Contas.
2 – Relatorio Anual 2022 ( R.A.)
- Voto ” NÃO”
Justificativa:
- Relatório Anual 2022 contém uma OUTRA estrutura de governança, que enfraquecerá a atuação dos diretores eleitos e a própria Assembléia Geral, sobrepondo-se ao estabelecido pelo Estatuto.
3 – Dotação Orçamentária 2023
- Voto ” NÃO”
Justificativa:
- Previsão indica estar subavaliada e precisa ser reavaliada em conjunto com uma Comissão Especial de Associados, para prevenir uma precarização ainda maior no atendimento.
EXPLICAÇÃO:
O voto de DESCONFIANÇA já existe desde o momento em que a Prestação de Contas foi REPROVADA por 85,9% dos quase 6.000 associados que votaram na AGO de Maio/2023.
A Cabesp fechou as portas por causa disso?
- Não fechou.
Ainda que mensageiros do TERROR tenham tentado incitar o pânico ( como rotineiramente fazem quando querem manipular e arrancar o voto do associado) o atendimento Cabesp continuou e CONTINUARÁ porque temos quase 12 bilhões para cobrir mensalmente as despesas.
Os únicos incomodados são aqueles que buscam APROVAR rapidamente, somente para satisfazerem o patrocinador, sem considerar o que o associado quer e precisa.
Considerando que a última Assembléia Geral já disse NÃO, uma AUDITORIA e um ESTUDO ATUARIAL
independentes são consequencias naturais e LÓGICAS para o associado poder deliberar com CERTEZA e SEGURANÇA, qualquer Prestação de Contas que venha em SEGUIDA.
É uma questão de pura COERÊNCIA.
VOTAMOS “NÃO” EM MAIO/2023.
VOTAMOS “NÃO” PORQUE ACREDITÁVAMOS QUE O “NAO” ERA O MAIS RECOMENDADO NA OCASIÃO.
DE LÁ PARA CÁ ALGO MUDOU?
- NADA MUDOU.
SE NADA MUDOU,
MANTEMOS O VOTO “NÃO ” ATÉ SER REALIZADA AUDITORIA COMPLETA E ESTUDO ATUARIAL INDEPENDENTES, sob a contratação e comando exclusivo de uma Comissão Especial de Associados Cabesp, designada pela Assembléia Geral.
A diretoria, nesta última convocação, incluiu o Apêndice ao Relatório Anual de 2022.
Dele (apêndice) extrai-se:
- ” o Relatório Anual, não contém elementos distintos dos que compõem a prestação de contas da Diretoria… portanto, se limita a reproduzir e descrever, em formato resumido e explicativo, os dados que constam na prestação de contas…”
Ora, se Afubesp, Afabesp e Abesprev recomendam VOTAR “NÃO” para o Relatório Anual, porque ele justamente distorce a estrutura de Governança previamente estabelecida pelo Estatuto, esvaziando as atribuições estatutárias dos diretores eleitos, afrontando o Estatuto Cabesp, seria absurdamente incoerente recomendarmos aprovar a Prestação de Contas, QUANDO a própria diretoria Cabesp, em seu tal apêndice, francamente afirma que o seu Relatório Anual é um resumo explicativo das CONTAS dela ( diretoria).
Se UM é cara e focinho do OUTRO, se um é MAL, o outro seria diferente?
Quanto à Dotação Orçamentária, a Assembleia Geral, ao REPROVA-LA em Maio/2023, demonstrou que suspeita que a proposta (sugerida pela diretoria) esteja abaixo do necessário para manter o atendimento fluindo com a qualidade que o Estatuto e o patrimônio garantem.
Ora, o atendimento tem sido alvo de reclamações, cada vez mais preocupantes e frequentes, algumas, pela gravidade sugerida ( à primeira vista), até mereceriam ser investigadas por uma Comissão de Associados Cabesp, para se descartar negligência ou, quem sabe, apurar responsabilidades.
Assim, se a última Assembléia entendeu reprovar Dotação Orçamentária porque teme que o atendimento
(a assistência à saúde) fique ainda pior (como consequência de uma subavalição da Dotação Orçamentária), então, seria descaso, desleixo, indiferença e omissão da parte da AJUNCEB se ela, como defensora dos interesses dos associados Cabesp não se dispusesse a recomendar o VOTO “NÃO, até que a diretoria aceite discutir essa dotação orçamentária com uma Comissão Especial de Associados Cabesp.
Desse modo, primando sempre pela mais absoluta COERÊNCIA,
a AJUNCEB recomenda o VOTO “NÃO” para a Prestação de Contas, para o Relatório Anual e para a Dotação Orçamentária, como repetimos, até que a diretoria se submeta à vontade da Assembléia Geral dos ASSOCIADOS CABESP e se sente com uma Comissão Especial de Associados, designada pela Assembléia Geral, dentre os mais leais, competentes e confiáveis associados.
